top of page

Não use adaptador de tomada no microondas

Conector de tomada 20A 10A

O adaptador de tomada ou conversor de amperagem é um produto frequentemente encontrado no comércio informal e utilizado para unir plugues que possuam pinos de 20 amperes em tomadas de 10 amperes.

Entretanto, além desse tipo de adaptador de energia não estar em conformidade, o seu uso pode sobrecarregar a tomada e até mesmo causar a fusão dos cabos.

Adaptador de tomada 20A e 10A perigos

Para evitar quaisquer riscos com a instalação elétrica, é importante verificar algumas informações relevantes sobre o padrão brasileiro de conectores e tomadas, bem como realizar a adaptação de maneira correta e segura.

Qual a diferença entre a tomada de 10 e 20 amperes?

A principal distinção entre as tomadas de 10A e 20A está na potência. As de 10 amperes são geralmente usadas para conectar dispositivos que requerem menor demanda de energia elétrica, enquanto as de 20 amperes são adequadas para aparelhos de maior potência.

Como identificar se a tomada é de 10A ou 20A?

A distinção é fácil de ser feita, pois o diâmetro das entradas é diferente. O orifício da tomada de 10A possui um diâmetro de 4mm, enquanto o da tomada de 20A possui um diâmetro de 4,8mm. É importante lembrar que o padrão de pinos é o mesmo. Desde 2011, todos os dispositivos devem ser fabricados com o conector de três pinos.

Adaptador de tomada 20A e 10A

Posso conectar um plugue de 10A na tomada de 20A?

Sim. O espaço entre o plugue e a tomada ficará um pouco mais folgado, mas não há risco para o circuito elétrico nem para o aparelho.

Posso conectar um plugue de 20A na tomada de 10A?

Não. Os aparelhos que possuem o plugue mais grosso, ou seja, o de 20A, só devem ser conectados em tomadas de 20 amperes.

Posso utilizar um conversor para ligar o plugue de 20A na tomada de 10A?

Jamais. Ao ligar um dispositivo de maior potência em um ponto não projetado especificamente para essa finalidade, há risco de ocorrer curto-circuito em toda a instalação elétrica. Esse tipo de conversor de corrente não é regulamentado e o seu uso também pode resultar na fusão dos cabos.

Se não posso utilizar um adaptador, o que devo fazer então?

Se os seus aparelhos não são compatíveis com as tomadas da sua residência, o ideal é substituir os plugues e as tomadas. Para isso, é recomendado contar com o auxílio de um profissional. Um eletricista irá avaliar se a substituição é compatível com a fiação elétrica e o disjuntor que protege o circuito.

Atenção ao usar extensões ou adaptadores múltiplos

Aqueles que utilizam extensões ou adaptadores múltiplos, também conhecidos como "T" ou "Benjamin", devem estar atentos ao risco

コメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page