top of page

Adaptador de tomada X Microondas

O adaptador de tomada , é um produto geralmente encontrado no comércio informal e utilizado para conectar plugues que tenham pinos de 20 amperes em tomadas de 10 amperes.

Acontece que, além desse tipo de adaptador de tomada não ser regulamento, o seu uso pode sobrecarregar a tomada e até mesmo derreter os fios da mesma.Conserto de microondas.

Adaptador de tomada 20A e 10A riscos

Para não correr nenhum risco com a instalação elétrica, vale conferir algumas informações importantes sobre o padrão brasileiro de plugues e tomadas e como fazer a adaptação de forma correta e segura.

Qual a diferença entre a tomada de 10 e 20 amperes?

A principal diferença entre as tomadas de 10A e de 20A está na potência. As de 10 amperes são geralmente utilizadas para conectar equipamentos que exigem menos da instalação elétrica. Enquanto que as de 20 são para aparelhos de maior potência.

Como identificar se a tomada é de 10A ou 20A?

A distinção é fácil de ser feita, pois o diâmetro das entradas é diferente. O orifício da tomada de 10A é de 4mm e o da 20A é de 4,8mm. Vale lembrar que o padrão de pinos é o mesmo. Desde 2011 todos os equipamentos devem ser produzidos com a tomada de três pinos.

Posso conectar um plugue 10A na tomada 20A?

Sim. O espaço entre o plugue e a tomada ficará um pouco mais folgado, mas não há risco para o circuito elétrico e nem para o aparelho.

Posso conectar um plugue 20A na tomada 10A?

Não. Os aparelhos que possuem o plugue mais grosso, ou seja, o de 20A, só devem ser conectados em tomadas de 20 amperes.

Posso usar um adaptador para conectar o plugue 20A na tomada 10A?

Jamais. Ao ligar um equipamento de maior potência em um ponto não projetado especialmente para essa ação, há risco de curto-circuito em toda a instalação elétrica. Esse tipo de adaptador de amperagem não é regulamentado e o seu uso pode também causar derretimento dos fios.

Se eu não posso usar adaptador, o que devo fazer então?

Se o seu microondas é novo,etomadas da sua casa é do padrão antigo(2 pinos), a tomada. Para isso, conte com o auxílio de um profissional. O eletricista irá avaliar se a substituição é compatível com a fiação e com o disjuntor que protege o circuito elétrico.

Atenção ao uso de adaptador T ou Benjamin

Nunca ligue o microondas no popular T ou Benjamin, também deve atentar para o risco de conectar muitos aparelhos na mesma tomada. O cuidado deve ser tomado para evitar sobreaquecimento do T, uma vez que a sobrecarga pode causar o derretimento do mesmo, com risco de causar até mesmo um incêndio.

conserto de microondas

CONSERTO DE MICROONDAS
conserto de microondas

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page